Vale a pena morar perto do trabalho? Veja 3 vantagens!

Quando o assunto é mudança de endereço, uma das prioridades ao escolher o novo imóvel é a localização, portanto, morar perto do trabalho é uma vantagem que muita gente busca nesse momento. Mas não apenas isso.

Segundo pesquisa do Quinto Andar a respeito dos impactos da pandemia sobre a moradia, as pessoas não estão apenas em busca de conforto e praticidade, elas também querem:

  • Economia;
  • Espaço;
  • Tranquilidade.

Todas essas vantagens podem ser alinhadas ao desejo de morar em uma localização privilegiada. Por isso, se você não tem certeza se vale a pena procurar um apartamento perto do seu trabalho, neste conteúdo vamos mostrar 3 vantagens.  

Por que morar perto do trabalho?

“Desde ir a pé ou de bicicleta, até a liberdade de sair de casa mais tarde e chegar mais cedo; quem mora perto do trabalho, sempre tem muitas vantagens que justifiquem a escolha”. É o que diz o presidente da construtora e incorporadora RL Costa, Renato Costa.

Ainda que a pandemia tenha aproximado as pessoas ao ideal de conforto e tranquilidade no lar, a localização, segundo Renato, ainda é prioridade. ”A grande maioria dos brasileiros trabalha presencialmente. São pessoas que não querem enfrentar trânsito e que pensam na economia, em se tratando de combustível, passagens de ônibus, aplicativos de transporte etc.” diz o CEO.

Mas quais são as vantagens práticas em morar perto do trabalho? Enumeramos três:

Vantagem 1: saúde

Renato Costa explica que, nos últimos anos, muitas pessoas têm procurado a construtora buscando saúde e bem-estar aliados à localização do novo imóvel. A ideia, segundo ele, é melhorar a qualidade de vida, pois ”quando você desacelera e reduz o tempo de deslocamento diário, também consegue diminuir o estresse”.

Ou seja, em se tratando de saúde, a economia de tempo é um grande benefício, já que, com essa vantagem, é possível ter mais tempo para cuidar de si ou se dedicar a hobbies que melhoram os aspectos físicos e mental, como conseguir um tempo para frequentar a academia, por exemplo.

Fotos Freepik

De todo modo, você deve concordar que, ao morar perto do trabalho, também é possível dormir um pouco mais, sem a correria de ter que se deslocar em longos trajetos. Isso aumenta suas horas de sono e melhora o desempenho e concentração no dia a dia.

Além disso, fica mais fácil andar alguns quarteirões até o serviço, pois a distância é curta. Esse pequeno exercício diário certamente contribui com a saúde e o bem-estar.

Vantagem 2: sustentabilidade

Se morar perto do trabalho gera saúde física e mental, o mesmo vale para o meio ambiente. Afinal, quando há menos queima de combustível, há menos poluição. Mas existem outras vantagens ainda mais interessantes.

Veja, morar próximo do serviço é uma das formas mais eficazes de contribuir para a sustentabilidade e o meio ambiente. Há diversas razões para isso, inclusive, a redução de emissões de gases de efeito estufa por conta do combustível, que já mencionamos.

Nesse ponto, é importante destacar que os meios de transporte emitem uma grande quantidade de gases que contribuem com o aquecimento global, como dióxido de carbono (CO2), por exemplo.

A verdade é que, ao morar perto do trabalho, é possível caminhar, pedalar ou usar transporte público, reduzindo significativamente a quantidade de emissões de gases poluentes.

Bicicletário do edifício Voss vai contribuir com a mobilidade urbana na região do Barro Preto

Para estimular essa mudança de comportamento, a construção civil tem sido uma aliada importante. A RL Costa, por exemplo, considera a mobilidade urbana em empreendimentos como o Voss, que já será lançado com bicicletário.

A localização é um dos diferenciais do edifício, erguido no Barro Preto, em Belo Horizonte, próximo a centros comerciais, hospitais, shoppings, escolas e mercados para todas as necessidades. Aliás, a mobilidade urbana é o nosso próximo tema.

Vantagem 3: mobilidade

Quando muitas pessoas precisam se deslocar de casa para o trabalho, o trânsito tende a ficar congestionado. Ao morar perto do trabalho, é possível reduzir o tráfego nas ruas e contribuir para um ambiente mais saudável, colaborando com a mobilidade urbana.

Esse é um tema fundamental quando se discute a evolução das cidades e os planos diretores. Isso porque, a mobilidade urbana está diretamente relacionada ao bem-estar dos cidadãos, além de ter influência sobre o desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Dessa maneira, quando uma pessoa mora longe do seu local de trabalho, é comum que ela precise utilizar um meio de transporte motorizado, como carro, moto ou ônibus, para se deslocar. Isso reduz a fluidez do trânsito e aumenta a lentidão.

Por outro lado, ao morar perto do trabalho, é possível utilizar meios alternativos, como caminhar, pedalar, andar de patinete ou usar transporte público, otimizando a quantidade de veículos nas ruas.

Além de todas essas vantagens – e é sempre bom lembrar – ainda tem a questão da economia de dinheiro, pois não haverá gastos excessivos com transporte ou combustível.

Como você pode ver, morar perto do trabalho é um artifício poderoso que gera vários benefícios em diversos momentos. Além de contribuir com a sua saúde, ainda otimiza a mobilidade urbana e promove a sustentabilidade. Agora, o que acha de saber mais sobre fachada ativa? Vem conhecer mais sobre essa tendência arquitetônica que torna as cidades ainda mais inteligentes.