Exclusividade ao nível máximo: imóveis personalizados são tendência em arquitetura e design

Poder escolher como será cada cantinho do seu imóvel dá ainda mais significado para o sonho de ter um lar com a sua cara. Pensando em atender as necessidades e, acima de tudo, os desejos dos compradores, construtoras têm ampliado as possibilidades de customização de apartamentos na planta. Dessa forma, futuros moradores adquirem imóveis exclusivos e que refletem exatamente suas personalidades.

Foto: freepik

Geralmente, quem adquire um apartamento com cobertura quer um espaço gourmet para fazer festas e receber os amigos, certo? Nem sempre! A médica anestesista Renata Ribeiro, 47 anos, queria exatamente o contrário quando se interessou por uma das unidades do edifício Lúcio Soares, empreendimento da incorporadora RL Costa no Santo Antônio, em Belo Horizonte. Na primeira versão da planta, o apartamento previa, na cobertura, área para churrasco integrada com um ambiente social. Porém, ela queria um segundo andar bem mais intimista: uma suíte com spa, closet e uma vista da cidade que a ajudasse a recarregar as energias no dia a dia.

Com a possibilidade de fazer todas as mudanças de que gostaria, Renata fechou negócio e começou a personalizar o imóvel desde a planta. O resultado? “Meu apartamento é ‘a minha cara’ em todos os sentidos, desde o momento em que abro a porta, subo as escadas e acesso a área externa”, conta.

Outra demanda dela foi que o projeto tivesse muitos armários. “Gosto de tudo muito organizado e nos devidos lugares. A construtora colocou essa minha personalidade na planta, viabilizando meu desejo de forma profissional”, acrescenta a moradora, que se mudou há poucos meses para o Lúcio Soares.

Imóveis personalizados são sinônimo de segurança

Para a arquiteta Bárbara Nobre, a possibilidade de personalizar projetos faz com que o cliente se sinta único. Isso é importante porque, afinal, um imóvel é um investimento alto e o morador quer algo totalmente voltado para sua rotina.

Bárbara Nobre. Fotógrafa: Barbara Dutra

Além disso, poder personalizar a planta proporciona ainda mais segurança para o futuro dono do imóvel. Isso porque, antes mesmo de concretizar a compra, ele sabe exatamente o que pode ou não fazer no apartamento. Revestimentos, móveis, armários, bancadas e a possibilidade de ampliar cômodos são alguns dos itens avaliados em conjunto pelas construtoras, arquitetos e clientes.

Projeto personalizado feito para o Voss, por Bárbara Nobre

A segurança de que o projeto teria exatamente o que ela queria foi decisiva para a engenheira civil Virgínia Gontijo, 36 anos, adquirir uma das unidades do edifício Voss, que está sendo finalizado no Barro Preto. Para a escolha, ela levou em conta a localização do prédio e o rooftop com piscina.

Projeção do rooftop do Voss

Entre as mudanças da planta original estão a ampliação da sala com a supressão de um dos quartos, prevendo duas suítes no segundo andar. Ao fechar negócio, a construtora a presenteou com o projeto de design de interiores. Em seguida, Bárbara Nobre entrou em ação e deu todas as orientações necessárias.

“Essa dinâmica de cocriação dos projetos tem deixado os clientes muito satisfeitos. Eles se sentem valorizados e com um imóvel exclusivo. E quem não quer algo assim?”, finaliza Bárbara.

Agora que você conhece algumas vantagens de personalizar imóveis direto na planta, que tal descobrir os benefícios de morar perto do trabalho?