Sem dúvida, a pandemia mudou a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras. Também, o período de recolhimento e isolamento social transformou o modo com o qual nos conectamos às nossas casas. Assim, os imóveis assumiram ainda mais a característica de lares: “o nosso mundo dentro do mundo”.
Hoje, mais do que nunca, as pessoas têm buscado levar um pouco do que gostam e vivenciam externamente para dentro de casa. E, claro, a natureza é uma das partes com as quais mais queremos nos conectar, certo?
Segundo a arquiteta Bárbara Nobre, aproveitar a natureza em casa é um dos principais desejos dos moradores. Nesse sentido, a decoração e o paisagismo podem ajudar – e muito! Neste post, a construtora e incorporadora RL Costa se une à Bárbara e à loja Voktum pra te ajudar a levar essa tendência para o seu lar. Vamos nessa?
Natureza em casa: além das plantas
Bárbara Nobre é responsável pelos projetos de interiores do Voss, edifício da RL Costa no Barro Preto, em Belo Horizonte. Nas unidades modernas e super personalizadas, todos os clientes ganharam um projeto de arquitetura de interiores. “É uma forma de ampliar a experiência positiva dos moradores e deixar os imóveis ainda mais adaptados às suas vidas e personalidades”, comenta.
No Voss, tanto na fachada do prédio, quanto no rooftop, as cascatas dão o toque de frescor e beleza das cachoeiras.
Bárbara explica que levar a natureza para dentro de casa pode ir muito mais além do que apenas colocar plantas e flores em vasos e canteiros. É possível aplicar essa tendência investindo em produtos com design e materiais que remetem à natureza. Palhinha, fibras naturais, formas orgânicas, tons terrosos estão na lista dos aliados nessa missão. Vamos conferir!
Fibras naturais
Neste ambiente feito para a CasaCor 2021, Bárbara Nobre destacou as fibras naturais no mobiliário:
O objetivo foi deixar a área externa mais aconchegante, com o conforto que um ambiente interno proporciona.
Transparência
Estar dentro de casa, mas sem perder a natureza de vista. Para integrar o ambiente interno com o externo, invista em transparência:
Neste ambiente, os “maxi vidros” permitem que os moradores desfrutem do aconchego do living em conceito aberto, sem deixar de se conectarem com a natureza do lado de fora.
A potência da natureza em casa
Escolha itens que lembrem a força que provém da natureza. A inspiração do design da mesa Suma, da Voktum, vem da imponência da majestosa Sumaúma, árvore ancestral da Amazônia. Suas formas orgânicas marcam um design com alma e são um lembrete das nossas belezas naturais.
Biodesign
Estruturas de madeira maciça e traços orgânicos são a tendência do biodesign. Apesar dos traços fortes, o tratamento mais nobre na madeira garante conforto e leveza:
Assinada pelo designer Sérgio Batista, a poltrona Velo, por exemplo, tem design atemporal e consegue status de item coringa no decor.
Formas orgânicas
Formas fluidas e orgânicas podem fazer contraste com materiais mais pesados, como é o caso do sofá Ryan, que abaixo foi combinado com o mármore preto da mesa de centro. Essa estratégia e mescla permitem uma mistura harmônica entre as formas, o que promove integração e movimento ao ambiente.
Pedra, madeira e folhagem
No próximo ambiente, repare como a mistura de elementos remete à natureza. Apesar da variedade de itens com aparência natural, as cores e texturas combinadas tratam de não deixar o ambiente carregado.
A dica é escolher elementos que poderiam ter saído direto da natureza para a casa, mas com acabamento fino, claro. Nesta sala, a leveza do capim dos pampas compensa a robustez da mesa de centro de pedra. Essa, por sua vez, faz um ótimo par com o colar de sementes pequenas e delicadas ao lado.
Natureza em casa com a RL Costa
Contar com um projeto personalizado de decoração de interiores é uma exclusividade da RL Costa para os clientes do edifício Voss. Afinal, somente cada morador pode definir os componentes que vão deixar seu lar mais aconchegante, não é mesmo? Conheça os outros empreendimentos da construtora e incorporadora aqui no site e no Instagram!